Cross Between Styles

Rúben R. Dias, Ricardo Santos e Aprígio Morgado

Cross-Between-Styles

A RUHÁ foi inicialmente desenvolvida como uma ferramenta de ensino com o objectivo dos alunos de Design Gráfico aprenderem experiênciando a forma da letra, enquanto significante e portadora de significado na comunicação gráfica. Posteriormente impôs-se como um projecto autónomo, materializando-se num produto, extensível a toda a comunidade.
A RUHÁ possui a rigidez racional do Roman du Roi, um tipo de letra, comissariado por Louis XIV (Séc. XVII) para a Imprimerie Royale, para o qual a academia das ciências desenvolveu um modelo tipográfico baseado em proporções geométricas. Por oposição, é um utensílio flexível por permitir uma construção, peça-a-peça, de uma variedade de estilos tipográficos.

Exploração de um sistema tipográfico, multi-estilístico
Esta régua stencil apresenta uma proposta para um modelo tipográfico de estilo didone, que permite desenvolver uma variedade de versões complementares sobre a mesma base.
O modelo é o resultado de uma decomposição/síntese das formas elementares do alfabeto e das suas inter-relações, permitindo conceber um sistema que, numa lógica de construção peça-a-peça, possibilita a exploração de vários estilos numa mesma categoria tipográfica.
Seguindo o modelo proposto ou explorando as suas possibilidades, pretende-se que os participantes explorem a mensagem através do potencial gráfico e ideográfico do alfabeto, aprendendo fazendo e experienciando conceitos sobre a construção, forma, proporção, contraste, classificação e espacejamento das letras.

Objectivos
– Compreensão do alfabeto enquanto um sistema de formas relacionadas entre si.
– Adquirir competências sobre a construção, forma, proporção, contraste, classificação e espacejamento da letra de imprensa.
– Explorar o conteúdo da mensagem através da forma, tirando partido do potencial multi-estilístico do escantlhão.

rube_dias

Rúben R. Dias

Ricardo_Santos

Ricardo Santos

Aprígio-Morgado

Aprígio Morgado

Metodologia e fases de trabalho

– Introdução ao escantilhão stencil.
– Planejamento, construção e espacejamento modelar de composições tipográficas.
– Discussão sobre as composições desenvolvidas.
– Exploração das possibilidades estilísticas do molde.

Requisitos para participação
Estudantes e profissionais das áreas de Design, Artes Visuais, Arquitectura ou outras afins.

Número de participantes
Um mínimo 7 e um máximo de 10 participantes

Material a Usar (facilitado pela organização)
Papel de grande formato
Almofadas de carimbos
Bonecas de tintagem
Lápis e borracha
NOTA: os participantes são convidados a trazer os materiais que entendam por bem, por forma a ampliar o leque de experimentação do workshop)

Duração e horário das sessões
Um dia, das 10.00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00