Ricardo Rousselot

Conheça melhor o percurso deste convidado

 

{Entrevista}    {Portfólio}   {Website}

ric

Nasceu na região de Chaco, na Argentina, no ano de 1936.
Iniciou a sua atividade profissional em Buenos Aires, já em 1959, trabalhando com Enrique Petersen, com o qual aprendeu a técnica e a filosofia do design de embalagem e da tipografia.

Em 1962, estabeleceu-se em Chicago e estudou numa importante escola de design e caligrafia. Trabalhou com os calígrafos Carl Corley, William Ficho e Ferrel Daniels. Posteriormente, foi contratado pelo Graphique Ltd, com quem desenvolveu cabeçalhos para a Playboy Magazine, enquanto colaborava como diretor de arte free-lance com J. W Thompson, Young & Rubicam, Needham e Harpers & Steers, entre outras.

Em 1969, regressou à Argentina e começou a trabalhar na agência de publicidade de Ricardo Luca, uma da mais importantes do país. Um ano depois, fundou o seu próprio estúdio de design e trabalhou para agências de publicidade e em televisão como diretor de arte para o Canal 7.

No mesmo ano, com o seu irmão Juan Carlos, fundou o jornal “Norte” em Chaco.
Em 1975, em Barcelona, criou o seu próprio estúdio de Design Gráfico. Relacionou-se e colaborou com grades profissionais do design e com empresas de publicidade.

Em 1978, foi autor de projetos de design de embalagens “Premium”: para Tabacos, Perfumaria e Licores para empresas como Tabacalera, Tabacanarias, Tabacos de Filipinas, Domecq, Larios, Miquel y Costas & Miquel (Smoking), Perfumerías Dana, Elida Gibbs, Puig y Myrurgia, La Casera, Kass, Nutrexpa.
Em 1981 foi autor do logótipo do jornal diário LA VANGUARDIA de Barcelona. (Em 2009 procedeu ao redesign do atual logótipo).

Reconhece-se-lhe o mérito e atividade docente em escolas como Massana, Elisaba, Llotja, Eina, I.D.E.P. e Universidad de Barcelona.
É Fellow de Design of the World, colaborador do Barcelona Centro de Diseño BCD e é Sócio Honorífico do Col.legi de Dissenyadors gráfics de Catalunya.

São numerosos os livros onde estão publicados os seus trabalhos nas áreas do Design, Caligrafia e Tipografia.
Ricardo Rousselot figura no livro “6 Diseñadores Argentinos de Barcelona”, uma reportagem exaustiva a reputadas figuras do design, constando entre América Sánchez, Carlos Rolando, Mario Eskenazi, Alberto Liévore e Jorge Penzi. O seu autor é Norberto Cháves, e a editorial, Santa & Cole.

Em 2010/2011 ministrou no seu atelier o Prácticum do “Mestrado de Tipografia” da Universidad de Barcelona.
Há anos que colabora com o estúdio Hartmann Design de Offenbach, na Alemanha, ao nível do design de embalagem, GDS, Global Design Sources. Este grupo de design, expôs no Klingspor Museum de Offenbach uma exaustiva amostra de trabalhos, seguida de outra demonstração no centro de Philadelphia, USA e em Taiwan.
Atualmente trabalha no design de vários tipos de letra para a sua fundição EdyType.
Em Junho de 2010, recebeu uma homenagem pela sua carreira profissional como calígrafo e typeface designer no 4to. Congreso Internacional de Tipografía, em Valencia.