Rúben R. Dias

Conheça melhor o percurso deste convidado

 

{Website}  {Blog}

ruben_dias_taca

 

O percurso de Rúben Dias passa pela Bauhaus Dessau Foundation, sobre o tópico Transit Raume; University of Reading com um curso intensivo de Type Design; e, atualmente, desenvolve o Doutoramento sobre Os Tipos de Letra da Impressão Régia, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Investiga e escreve regularmente sobre a história e evolução da tipografia em Portugal. Tem um fascínio com as formas das letras nas mais diversas materialidades ou imaterialidades. É um ávido colecionador de tipo, procura regularmente antigos sinais de lojas, neons, … – a letra enquanto objecto – assim como livros sobre tipos, tipografia e caligrafia em alfarrabistas, feiras e viagens.

É docente de tipografia e design de tipos de letra na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha – ESAD.CR e Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa – ESTAL e convidado regular em conferências e workshops de tipografia e desenho de tipos, nomeadamente na oficina/workshop de tipografia de caracteres móveis no Centro de Arte e Comunicação Visual – AR.CO.

Trabalha como designer gráfico, desenha tipos de letra e tem vindo a desenvolver uma oficina de caracteres móveis de madeira e chumbo para experimentação tipográfica. Funda em 2003 o atelier Item Zero.

É co-fundador do colectivo Tipos das Letras, com Ricardo Santos e Aprígio Morgado, com quem desenvolve a Letra Real, uma régua tipográfica.