Introdução ao design tipográfico

Adam Twardoch, Fontlab

Este workshop destina-se aos type designers iniciantes, quais as etapas relevantes na concepção e desenho digital de tipos de letra. Está particularmente focado no desenho atual de glifos e no uso de ferramentas e menos nas considerações estéticas. Cada participante receberá uma licença  de um ano da TypeTool e um exemplar gratuito do cartaz “Type Designing” de Karen Cheng.

O workshop será dividido em quatro partes: Introdução – na qual será dada uma visão geral das ferramentas e processos; Desenho – onde o aluno vai aprender a usar as ferramentas de desenho de glifos; Métricas – espaçamento e kerning; e Produção – na qual falaremos dos componentes não-glifo de uma fonte e do que deve ser feito para transformar os glifos numa fonte. No final do dia, cada aluno terá produzido uma pequena fonte sua.

adamtwardoch

Adam Twardoch (Polónia, 1975)

Com sede em Berlim, trabalha na área da tecnologia de fontes, tipografia não latina, CSS WebFonts, Unicode e OpenType. Como  gerente de marketing e produto da FONTLAB Ltd., que ele co-cria as ferramentas de software que designers de letras e tipógrafos usam diariamente. Como wrangler de glifos na MyFonts, ele é responsável por todas as questões relacionadas com fontes não latinas e tecnicamente complexas. Além disso, ele trabalha como consultor para os vendedores de software e de fontes tipográficas, no mundo inteiro. Adam tem vindo a ensinar em oficinas de criação de fontes no Reino Unido, EUA, Alemanha, Rússia, e no seu país natal – Polónia, e em outros países. Ele é membro do Conselho da Associação Tipografica International (ATypI).

Requisitos para participação
Estudantes e profissionais das áreas de Design, Artes Visuais, Arquitectura ou outras afins.

Número de participantes
Um mínimo 15 e um máximo de 25 participantes

Material a Usar (facilitado pela organização)

Duração e horário das sessões
Um dia, das 10.00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00